http://www.publico.pt/Sociedade/tourada-em-moscovo-nao-se-realiza_37444
Promotor confirma cancelamento de corridas à portuguesa
Tourada em Moscovo não se realiza
Não vai haver tourada à portuguesa em Moscovo, confirma hoje a Direcção Geral dos Espectáculos da Rússia. Ao contrário da vontade da organização, as corridas previstas para 8 e 9 de Setembro não vão realizar-se porque o autarca moscovita as considera "algo degradante, decepcionante, primário e pornográfico".
O toureiro Vítor Mendes, um dos promotores da iniciativa, disse à Lusa que as autoridades russas consideraram ainda as touradas à portuguesa "um incitamento à violência", pelo que decidiram retirar a autorização para a realização das corridas.
O organizador e toureiro referiu que agora "há que apurar prejuízos e pedir responsabilidades por esta mudança de posição até porque há documentação que autoriza a realização das corridas". Já foram vendidos dez mil bilhetes para as corridas, co-organizadas por Vítor Mendes e pela Academia Russa de Espectáculos.
O cancelamento das corridas de touros em Moscovo surge na sequência de protestos da Igreja Ortodoxa Russa e de várias organizações europeias de defesa dos direitos dos animais que, afirmou Vítor Mendes, "desenvolvem uma campanha muito bem organizada contra as touradas".