04 maio, 2010

Para que os animais não sofram mais do que já estiver sofrendo na hora da morte

Recebi através de E-mail e, porque me parece uma questão bastante pertinente, aqui fica:




Infelizmente, em muitas situações onde há extremo sofrimento do animal por causa de alguma doença incurável, faz-se necessário a eutanásia (somente quando há sofrimento e a doença for incurável). Mas, precisamos tomar cuidado para evitar um sofrimento maior ainda para o animal no momento da eutanásia.

Alerto a todas as pessoas que amam os animais e que tem animais em suas residências ou abrigos para que a eutanásia seja feita sem que o animal seja transportado para outro lugar. O ideal é que seja chamado um veterinário para aplicar a anestesia geral e depois a injecção letal no próprio local onde o animal estiver. Os bichinhos quando sentem que vão morrer, querem morrer no cantinho deles. Levá-los a uma clínica ou, pior, ao CCZ causará angústia e desconforto no animal ao ser transportado, por mais cuidado que se tenha. Então, peço encarecidamente a todos, quando for preciso a eutanásia, que o veterinário vá até onde estiver o bichinho.

Faz-se necessário essa despesa a mais para evitar um sofrimento a mais para o animal, além do que ele já estiver passando. No momento mais difícil da vida de um animal precisamos ter forças para ficar junto dele e que ele possa morrer em paz no cantinho dele. Transporta-lo para outro local, é bastante angustiante e desconfortável para ele (sabemos que lidam lidam mal quando saem do seu lar)isso só aumentará o sofrimento do animal. Fica então o alerta.

Clara de Abreu Magalhães