16 agosto, 2010

Itália Multas pesadas para quem abandone animais feridos

11-08-2010 | Animais

Itália
Multas pesadas para quem abandone animais feridos


Fartos da insensibilidade que caracteriza muitos automobilistas que atropelam animais e os deixam feridos na beira da estrada, muitas vezes num sofrimento atroz até à morte, as autoridades italianas decidiram aumentar drasticamente as multas a esses condutores, na esperança que isso altere a sua atitude em relação aos animais que são vítimas de atropelamento.

As multas não se destinam unicamente àqueles que atropelam os animais, mas também a quem se prove ter tido conhecimento de que havia um animal ferido na estrada e não contactou as autoridades ou os bombeiros da região. Os valores variam entre os 390 e os 1560 Euros para quem atropelar um animal e lhe negar auxílio e de 75 a 310 Euros por omissão de socorro, para aqueles que, não sendo intervenientes directos no atropelamento, avistem um animal em sofrimento e não o socorram nem informem as autoridades.

Estas novas coimas fazem parte do novo código da estrada italiano, o Codice della Strada que vai entrar em vigor brevemente e que foi votado numa das últimas sessões do parlamento italiano, antes de os deputados irem para férias.

Mas não ficam por aqui as alterações, no que respeita a animais, na nova legislação. Pela primeira vez vai ser permitida a utilização de sinalização de marcha de urgência - sirenes e luzes rotativas - a veículos de socorro que transportem animais feridos.

Este é um passo importante que, certamente, não vai só por si resolver a questão dos animais vítimas de acidentes na estrada, mas pode ser importante para que os automobilistas olhem de outra forma esta questão.

Quem já comentou a aprovação destas novas leis foi a presidente do Ente Nazionele Protezione Animale, Carla Ronchi, que considerou que «a introdução na legislação da obrigação de atender animais feridos é um passo de civilidade