24 fevereiro, 2008

Governo pretende acabar com o (já de si, pouquíssimo ) apoio à saúde dos animais!

Caros Amigos dos Animais,

O Governo prepara-se para desferir mais uma infeliz estocada no apoio prestado durante décadas à SAÚDE dos ANIMAIS DE COMPANHIA . Um dos poucos apoios que os animais ainda recebem por parte do governo.
Sucumbindo aos lobbies privados e aos interesses de uma pequena (mas poderosa) elite, este ano de 2008 será o último em que as vacinas, os desparasitantes e a identificação electrónica de animais (chip) poderão ser feitas em campanha oficial comparticipada pelo estado. Nos meios rurais e menos favorecidos, esta é também a única forma dos donos terem os seus animais de companhia observados por um veterinário de forma gratuita.

Sem esta comparticipação oficial, os chips (que serão obrigatórios para todos os animais a partir de JULHO DE 2008!) serão 2 a 3 vezes mais caros e as vacinas e os desparasitantes dispararão para preços 7 (sete) vezes superiores aos actuais! O risco e o descontrole de doenças, como a raiva que não existe no nosso país, disparará.
Já para não falar da dificuldade (ou impossibilidade em muitos casos) que será prestar esse apoio à saúde dos animais em localidades onde ainda não há médicos veterinários privados.

Neste país onde escandalosamente é possível atirar um cão de um 5º andar e ficar impune, onde todos os dias assistimos a atentados contra o bem-estar e a saúde dos animais (os de companhia mas também os de circo, de provas e espectáculos, os de espécies para consumo, etc. etc. etc.), onde é proibido ir a um café, a um restaurante, entrar num comboio ou num autocarro, numa loja ou noutro qualquer estabelecimento com o nosso cão ou gato, onde as despesas com a saúde dos nossos animais (que, directa ou indirectamente, se reflectem também na nossa saúde) nem sequer entram na nossa declaração de IRS!!!

Os animais parecem estar condenados a um martírio sem fim, ao abandono (quase) coercivo, por parte de uma sociedade que não os respeita, não os compreende e, sobretudo, não os ama. O desenvolvimento de uma nação vê-se pela forma como trata os seus animais...

Entremos nesta corrente de zanga e revolta e mostremos a nossa indignação: reencaminhe este e-mail ao Primeiro-ministro – pm@pm.gov.pt e ao Presidente da República – belem@presidencia.pt

Para que fique claro QUE ESTA SOCIEDADE, DA QUAL SOMOS PARTE ACTIVA E RESPONSÁVEL, TEM DE EVOLUIR NOS CUIDADOS E PROTECÇÃO QUE PRESTA AOS SEUS ANIMAIS! A SAUDE É (TAMBÉM) UM DIREITO DOS ANIMAIS!

COMO CIDADÃOS RACIONAIS TEMOS DE AGIR.