20 dezembro, 2008

BOICOTE CIRCOS COM ANIMAIS

UM "ESPECTÁCULO" CRUEL

http://www.animaisdecirco.org/videos.html* *www.petatv.com
Os animais passam a vida aprisionados em espaços minúsculos, privados da sualiberdade e expostos a uma sobrevivência rotineira, muito dolorosa estressante. Muitos dos animais selvagens já tiveram uma família, um habitate foram tirados violentamente às famílias, que para isso tiveram de sermortas. Outros foram comprados a jardins zoológicos e a outros circos.

O estudo do comportamento das diferentes espécies demonstrou que todos os animais sofrem em cativeiro. Para além da fome, os animais sentem frio, calor, alegria, tristeza, dor, aborrecimento, repulsa, sofrem de stress e têm memória da dor passada. Todo o aborrecimento pelo qual os animais passam é a causa principal da perda das suas capacidades naturais. Animais que, no meio selvagem, correriam vários quilómetros por dia, são forçados a passar todas as horas do dia em jaulas exíguas, muitas vezes superlotadas nas quais mal se podem movimentar.


A ansiedade e o stress resultantes das pobres condições de bem-estar em que são mantidos e da violência dos treinos a que são submetidos, fazem com que fiquem com distúrbios comportamentais, como tornarem-se apáticos e neuróticos, repetir permanentemente movimentos estereotipados, automutilam-se e, por vezes até ocorre canibalismo.

Os circos nada oferecem de pedagógico: as crianças são ensinadas a olhar para os animais como objectos de exibição, que são expostos, explorados e abusados. As crianças podem aprender muito mais sobre os animais e o seu comportamento natural, visualizando documentários sobre a vida selvagem.



*O TREINO CRUEL DOS ANIMAIS:*

*Alguns terríveis exemplos da tortura aplicada nos treinos com animais:*

- Os elefantes antes de chegarem às arenas dos circos passam por meses de tortura. São amarrados sentados, numa jaula onde não se podem mexer. São espancados diariamente, vivem sobre os seus próprios excrementos, até que cedam às vontades do seu treinador e passem a obedecer.

- Os grandes felinos são dominados pelo fogo e pelo chicote, golpeados com barras de ferro e queimados na testa pelo menos uma vez na vida, para que não se esqueçam da dor.

- Os ursos são obrigados a pisar chapas de metal incandescente ao som de umadeterminada música. Durante o "espectáculo" os ursos ouvem a mesma música usada durante o "treino" e começam a movimentar-se, dando a sensação de estarem a dançar.

- Os macacos e chimpanzés são agredidos de modo a obedecerem apenas por medo. Apresentam o mesmo comportamento manifestado em crianças maltratadas.

*COMO AJUDAR - BOICOTE OS CIRCOS COM ANIMAIS:*

Prefira circos sem animais, escreva para os circos com animais a dizer que os vai boicotar e informe os seus amigos e familiares da crueldade a que são submetidos os animais nos circos.

*Eduque as crianças a respeitar todas as vidas sencientes.*

MAIS INFO:
www.animaisdecirco.org www.circuses.com www.petatv.com
www.animal.org.pt www.lpda.pt www.accaoanimal.com


*A ESCOLHA É SUA! – ESCOLHA ETICAMENTE*


Escolha um divertimento ético sem sofrimento, para si, para as crianças, epara os animais. Boicote os circos com animais.

*CIRCOS COM ANIMAIS:*
- Circo Victor Hugo Cardinalli- Circo Roberto Cardinali- Circo Atlas- Circo Chen- Circo Di Napoli- Circo Stankowich- Circo Garcia- Circo Bim Bobo- Circo Moscow- Circo Beto Carreiro- Circo Vostock

*CIRCOS SEM ANIMAIS:*

- Circolando - R. Pinto Bessa, 122, Armazém 8 (Porto) - junto à estação deCampanhã; telefones: 225189157 e 934182945


- Kopinxas - Grupo de animação circense (Aveiro) www.kopinxas.com .Telefones: 936277013 e 913677966

- Trupilariante - Teatro Circo (Lisboa) e-mail:trupilariante@oninet.pttelefone/fax: 218460738- Kabong (Porto) - telefone: 962710061

- Cirque du Soleil www.cirquedusoleil.com- Circo da Alegria: www.circodaalegria.com.br